quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

JORNADA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - DESAFIOS DO EDUCADOR PARA O SÉCULO XXI

OFICINA: TRABALHANDO COM PROJETOS NA PRÁTICA (Prof Janice)
Projeto é uma atividade organizada para suprir uma necessidade. Projeto precisa estar bem definido. Meta - objetivo - ação.
Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.

O que podemos fazer é planejar e ornanizar projetos de acordo com o interesse da turma, ou para suprir uma necessidade apresentada por ela. Trabalhar de forma interdisciplinar onde uma disciplina se agrega à outra tecendo uma teia de conhecimento em torno do tema estudado. Assim, numa aula de Ciências pode-se fazer um experimento e após solicitar que os alunos façam uma produção de texto, avaliando-os em português.

A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.

É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo ser expostos em uma feira ou mostra científico-cultural.

Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.

E para saber um pouco mais sobre o assunto acesse o link: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/perguntas-geram-projetos-questionamentos-planejamento-avaliacao-inicial-diagnostico-sondagem-matematica-529022.shtml . Artigo de Luis Carlos de Menezes com o tema "As perguntas que geram projetos", publicado na revista nova Escola da Editora Abril do mês de fevereiro. Vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário