quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OFICINA: CONSELHO DE CLASSE- QUE ESPAÇO É ESSE?


Conselho de Classe é uma reunião onde supervisores, orientadores, professores e alunos discutem acerca da aprendizagem, seus desempenhos e avaliações. No Conselho de Classe, mais do que saber se o aluno será aprovado ou não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade tanto do aluno quanto da própria instituição de ensino na figura de seus professores e organização escolar. Desta forma, busca-se a reformulação nas práticas escolares a partir das reflexões realizadas na discussão em conselho de classe.
Conselho de classe: momento de reflexão sobre o processo de aprendizagem através de uma análise e avaliação.

Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
Acima temos algumas definições acerca do que é o Conselho de Classe (ou de como deveria ser). De acordo com as definições, precisamos reavaliá-lo? Precisamos fazer algumas mudanças? O que está bom? O que pode/precisa ser melhorado?
Bom, estes são alguns questionamentos. Outros mais podem e devem ser feitos. Cabe a cada educador, a cada pessoa envolvida com Educação refletir sobre o assunto e fazer as mudanças necessárias. Só assim teremos um ensino de qualidade.
Mais informações sobre Conselho de Classe, seus objetivos, suas vantagens, sua organização acesse os links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário