quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OFICINA: O ERRO COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM (Prof Denise Rosa medeiros)


Somos seres humanos, erramos. Adultos erram, profissionais erram e crianças também erram (acho melhor 'não acertam'). Errar faz parte da vida humana. Na escola isso não é diferente. Não acertar faz parte do nosso cotidiano, Mas na escola, como considerar o erro? O que significa erro no processo de aprendizagem? O erro no processo de aprendizagem pode se tornar 'castigo' ou 'punição'? Por quais formas? Quais as possíveis causas do erro? O que fazer para que o erro transforme-se em aprendizagem?
Bom, estas são questões muito pertinentes à prática escolar. O que fazer com os erros dos nossos alunos? Vale ressaltar que o erro não pode ter uma perspectiva penalizadora, nem de ameaça, de constrangimento, nem de castigo. Mas sim ter o erro como uma possibilidade de aprendizagem e para isso é preciso acompanhar, coordenar, problematizar, questionar, reconstruir e retomar o processo com o aluno, enfatizar os acertos, estimular a auto-superação... estes e muitos outros são os caminhos para fazer com que o erro transforme-se em aprendizagem.
Na sala de aula, para que o processo de ensino-aprendizagem tenha qualidade, uma forma é instalar clima de confiança, de possibilidades, desafios, superação. Só assim pode-se transormar o erro em aprendizagem.

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