sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AS MINAS DE PRATA

A seguir temos uma resenha do livro As minas de Prata de José de Alencar. Um livro muito legal e que vale a pena ler. Nos mostra um pouco da Literatura Brasileira

AS MINAS DE PRATA – José de Alencar




As Minas de Prata, de José de Alencar, em sua versão completa, foi publicada em seis volumes, no ano de 1862. No entanto, hoje a extensa obra encontra-se em uma edição condensada, com uma única edição, publicada pela editora Ática em 2001. A obra está dividida em 51 capítulos nas 272 páginas apresentadas.
ALENCAR, José Martiniano de. nasceu no Ceará em 1829 e em apenas 48 anos de vida, além de escritor, foi jornalista, advogado e deputado. Sendo principal escritor do Romantismo brasileiro, Alencar escreveu romances indianistas, históricos, regionalistas e urbanos, além de crônicas, críticas e peças teatrais.Uma de suas importantes obras é o romance histórico, As Minas de Prata, de 1862.
Inicialmente, As Minas de Prata tinha como subtítulo “Continuação do Guarani”, pois Alencar pretendia dar continuidade a O Guarani. Mesmo encontrando alguns fios unindo as duas obras, como a ambição despertada pela busca do roteiro das minas de prata e alguns personagens, com o rumo que tomou o romance o autor acabou cortando o subtítulo que sugeria a ligação. O que era apenas um tema secundário em O Guarani, passou a ser um dos temas centrais do romance As Minas de Prata: a luta pela posse do roteiro das minas de prata de Robério Dias.
As Minas de Prata faz uma revisão do passado colonial brasileiro, numa época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal e não existia como nação unida e independente. Vivia sob constantes ameaças holandesas, espanholas e da Companhia de Jesus, devido à fortuna prometida pelas lendárias minas de prata. A história situa-se ora na Bahia, ora no Rio de Janeiro, onde Estácio, filho de Robério Dias, para resgatar o roteiro das minas deixado pelo pai, enfrenta as mais aventureiras batalhas. Estácio, em sua luta por realizar seu amor por Inês ou Inesita é tido como herói, pois a luta para realização desse amor passa por fortes impedimentos, principalmente familiar e também pela luta contra todas as ameaças ao Brasil, sendo caracterizado também como herói nacionalista.
As Minas de Prata tem passagens interessantíssimas onde Alencar: descreve numa panorâmica a cidade e Salvador; reconstitui cerimônias religiosas e flagra cenas de namoro e troca de olhares; a cavalhada, uma festa tradicional da época do romance, quase tida como torneio medieval; o convento jesuítico, com seus salões, bibliotecas e labirintos; a cena de teor erótico, em que o pai de Raquel a entrega para a posse pelo irmão de Inês, José de Aguilar.
Estácio tinha como grandes companheiros, índios, pajens, Cristóvão, Vaz Caminha e João Fogaça, conhecido como capitão-do-mato, por refugiar-se na mata e ser conhecedor e amigo de tribos e índios. No entanto, a figura de Gusmão de Molina destaca-se pelas grandes transformações durante a obra, sendo inimigo de Estácio.
O amor no romance é tido como algo sagrado, idealizado e sempre marcado pelo sofrimento. Entre uma infinidade de promessas e buscas amorosas, algumas das aventuras amorosas terminam no tão sonhado final feliz, outras, porém, marcada pela angústia, desilusão, pessimismo, frustração e até morte.
O livro As Minas de Prata oferece ao leitor brasileiro a oportunidade de conhecer o romance de José de Alencar que focaliza o passado histórico do Brasil. Além de trazer fatos históricos verdadeiros do passado colonial, traz aspectos lendários e também ficção e imaginação do autor. Assim ao lê-lo deve-se ter cuidado, pois eles não estão claramente determinados. No entanto é essa distinção que faz o leitor relembrar e até buscar os fatos históricos do passado.
Na obra o leitor encontrará e identificará características marcantes do Romantismo Brasileiro. De um autor que é, ao mesmo tempo, idealista, historiador, detalhista, nota-se os ideais amorosos, que oscilam entre bons e maus momentos; percebe-se uma historiografia romântica, onde há procura no passada para as explicações do presente; e revela detalhes, mas nada em exagero.
Em As Minas de Prata o leitor está diante de variados fatos históricos e por isso não pode ser apreendido imediatamente, mas com alguns conhecimentos prévios da história do passado do Brasil. Além de ser uma obra com grande importância à Literatura, é um bom meio para o estudo da História do Brasil.
O livro As Minas de Prata, apesar de ser uma edição condensada, reduzida em extensão, conserva a redação original do autor. Na obra encontra-se significado de algumas palavras, importantes curiosidades e informações sobre a obra e também uma extensa biografia do autor, José de Alencar, sendo que são valiosas indicações de leitura suplementar presente no livro. Indicações estas a todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco do Romantismo e da Literatura Brasileira.
(Resenha escrita por Vânia em 2006)

7 comentários:

  1. Muito boa a sua resenha...
    Foi a melhor que li até agora,adorei.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir