terça-feira, 12 de janeiro de 2010

COLAR NA GELADEIRA


COLAR NA GELADEIRA
Luis Carlos Prates

Aqui temos mais um ótimo texto de Luis Carlos Prates sobre Educação, publicado no Diário Catarinense de 11 de janeiro de 2010. Agora que estamos quase iniciando mais um ano letivo é importante para pais e filhos.

Tenho ouvido muitos pais e mães chorando as pitangas na televisão. Queixam-se dos aumentos pesados que vão ter que pagar este ano para manter os filhos em escolas particulares. São pessoas pobres, da classe média, dão um duro danado para dar aos filhos um bom colégio, fazem o silencioso esforço que os pais costumam fazer quando se preocupam com a instrução dos filhos.

Mas não é dos pais que quero falar, é dos filhos. Vem aí o ano letivo. Tinha me prometido evitar este assunto, afinal, cuido dele há muitos anos, fico aborrecido com a chatice da repetição. Mas me dou conta de que se ficar quieto, vou dar força aos mandriões, aos vadios, aos molengões das desculpas...

Vou repetir o que já disse à exaustão: nenhum filho ou filha terá desculpas no fim do ano para os fracassos de que eventualmente venha a ser protagonista no colégio. Todos os alunos vão partir da mesma linha de largada, o negócio é tratar de estudar, de ter vergonha na cara, de justificar o esforço dos pais. Pais que, muitas vezes, se sacrificam em desespero para não deixar faltara os filhos o bom colégio. É obrigação dos filhos estudar.

Estudar com intensidade, no mínimo três horas de estudos em casa após as aulas. E isso todos os dias, chova ou faça sol, domingos e feriados, aniversário do vovô ou da mãe Joana que seja...

Filho ou filha que vê os pais se esfalfando, dando duro para pagar as mensalidades da escola e que vai para o colégio só para folgar, para bancar idiota, para mandar torpedinhos para gurias e guris bocós, gurias sem graça e bermudões que não sabem se lavar, está brincando com o esforço dos pais.

Te flagra, cara, sentar lá atrás e ficar de risinhos bobos, ou as gurias ficarem de segredinhos e frivolidades de tolas, é coisa de gente trouxa, nunca de espertos.

Espertos estudam, leem, chegam na hora certa, cumprimentam os professores, fazem os deveres, prestam atenção, vestem-se como gente e não como essas hordas que andam pelos shoppings, pobre gentinha que forma a multidão dos iguais.

Preocupar-se com a grife da mochila ou com roupinhascor-de-rosa, saltões de pata de bode, argolões nas orelhas, barriga à mostra, tatuagens estúpidas, bermudões, bonés virados, isso tudo é coisa de trouxa que pensa que está na onda. Está nada.É não esquecer que bom filho, filha, estuda, respeita o esforço dos pais, não rasga o dinheiro deles fazendo bobagens enquanto está na escola. O aviso foi dado, ser grato aos pais, ser esperto é decisão sua, guri, guria.

Um comentário:

  1. Este texto é tudo de bom, Vânia! Parabéns pela iniciativa de postálo aqui!
    Beijooo! Popa

    ResponderExcluir